Banese

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

“PL da Gestão Democrática é um verdadeiro retrocesso”, afirma vereador Iran Barbosa

Vereador Iran Barbosa não acredita que PL
da Gestão Democrática será positivo para a Educação

FOTO: César de Oliveira

*Por Lays Millena 

Após muitas discussões, o Projeto de Lei (PL) 4/2013, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O PL, que trata sobre a Gestão Democrática na Educação municipal, recebeu inúmeras críticas da oposição. De acordo com o vereador Iran Barbosa (PT), a aprovação foi um verdadeiro retrocesso. “Antes de ser votado, esse projeto deveria ser melhor discutido na CMA. Sou professor da rede municipal e não acho que o que estava ocorrendo antes era bom. Muita coisa precisa ser melhorada”, opina Iran, em entrevista aos jornalistas André Barros e Rosalvo Nogueira no Jornal da Manhã da Jovem Pan.

Apesar dos números do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) na capital, o parlamentar afirma que o índice não deve nortear as mudanças na Educação. “Estão utilizando os dados do Ideb para justificar um retrocesso no ponto de vista da participação da comunidade escolar. O índice não serve para avaliar a Educação como um todo”, afirma. De acordo com Iran, falta estrutura e condições de trabalho para os professores e alunos. Além disso, o vereador destacou a importância de discutir o modelo de gestão com responsabilidade. “Mandaram o PL para aprovação em caráter de urgência. Nós temos uma regra do reajuste no piso salarial do Magistério que já deveria estar em vigor desde janeiro. Não vi a Prefeitura se mobilizar para, por exemplo, convocar a Câmara e aprovar o reajuste retroativo”, criticou.

Segundo Iran, o problema se arrasta desde o governo anterior, que, para ele, “maquiou” a realidade dos professores. “O piso nunca foi implantado em Aracaju. A situação é ainda pior que a do Estado”, revela. O PL da Gestão Democrática, além de interferir na escolha dos diretores, cria uma gratificação para os que ocupam o cargo. “Sou professor no município há mais de 10 anos e o meu salário é inferior à menor gratificação aprovada para a direção. É um grande equívoco; por isso que sou contra”, ressalta. No papel de oposição, Iran garante que continuará atento aos projetos enviados pelo Executivo. “Não vou trair meu eleitorado. O prefeito João Alves (DEM) enviou, de forma autoritária, um pacote de projetos para ser aprovado em dois dias. As pessoas se deixam levar pela falácia e acreditam que esse PL vai ser a revolução no setor. Vamos aguardar. Já conheço essa história”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao nosso blog. Sua opinião é importante para nós!