Banese

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Sintrasa ajuiza ação para garantir o pagamento do 13º

O Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), através do departamento jurídico, ajuizou Ação Civil Pública para garantir o pagamento da gratificação natalina e aguarda ansioso o julgamento da medida liminar nos autos do processo de número: 001912-27.2015.5.20.0001, que busca resguardar essa prerrogativa desrespeitada pelo Governo do Estado.

Desde o final do último semestre, o Estado vem protagonizando sucessivos atrasos e parcelamentos nas folhas de pagamento dos servidores. Recentemente, enviou para Assembleia Legislativa o projeto de lei nº 116/2015 que prevê o pagamento de um abono para o recebimento parcelado da gratificação natalina.

De acordo com o projeto ou o servidor assume um empréstimo junto a instituições financeiras para receber a gratificação natalina em parcela única ou receberá a referida verba com o abono de 12,42% em (06) seis parcelas iguais e sucessivas.

Na avaliação do presidente do Sintasa, Augusto Couto, a suposta crise financeira, trata-se na verdade de uma cortina de fumaça utilizada pelo Estado para esconder a falta de valorização da gestão para com os trabalhadores. “Esta circunstância fora comprovada pelo próprio Tribunal de Contas que aprovou com ressalvas as contas referentes ao exercício de 2014”, disse o líder sindical.

De acordo com informações prestadas pelo presidente empossado do Tribunal de Contas do Estado, o conselheiro Clovis Barbosa, o Estado anulou dotações de projetos que visavam garantir direitos sociais e fundamentais para suplementar receita em favor da Secretaria de Comunicação.

Vale lembra que desde o início do corrente ano, o Governo do Estado vem adotando uma série de medidas que, efetivamente, suprimem os direitos da classe trabalhadora. Tudo isso sobre o pretexto de viabilizar a implementação de um modelo inovador na estrutura administrativa do Estado.

 “O fato é que as medidas até então adotadas não tiveram o condão de provocar efeitos práticos. Isto porque o modelo utilizado para estabelecer a nova política de despesas com pessoal ainda contempla muitas distorções salariais, que fazem com que as finanças públicas permaneçam em constante estado de crise”, explica Augusto Couto.

Da Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao nosso blog. Sua opinião é importante para nós!